Qual é o estilo de música do Pink Floyd?

Qual é o estilo de música do Pink Floyd?

4 de Maio de 2020 0 Por Carla Gomes
banda pink floyd

A banda passou por diferentes fases musicais

Se alguém fala que gostado estilo de música do Pink Floyd, é fácil entender. Mas, será que você sabe exatamente o que isso significa?

A banda se tornou uma das mais importantes e clássicas da música mundial. Há quem pense que se trata principalmente de rock, no entanto, a classificação é um pouco mais ampla.

E é sobre como esse estilo se define que vamos falar hoje. Confira!

Entenda como se formou o estilo de música do Pink Floyd

Nick Mason e Syd Barrett

Syd Barrett iniciou o estilo de música da banda

Quando se fala no estilo de música do Pink Floyd, todo mundo pensa em Roger Waters e em David Gilmour. A verdade, porém, é que o berço musical da banda não veio dos dois. A concepção original do grupo veio de Syd Barrett. Ainda que o músico tenha deixado o grupo após algum tempo, se trata de um gênio que trouxe as primeiras raízes do que daria sucesso à banda.

Claro que isso não significa que não exista mérito em Waters e Gilmour. Pelo contrário. O importante é compreender principalmente que o gênero da banda passou por fases distintas, sendo a primeira estabelecida por Syd. Intenso usuário de drogas alucinógenas, o baixistas e vocalista ajudou a inventar a chamada psicodelia britânica da época. Sob influência de LSD e outras substâncias, o som criado pela banda teve muito experimentalismo. E ainda que tenha se despedido do grupo em 1968, essa influência ecoou por toda a trajetória do Pink Floyd.

A questão é que a banda nunca se limitou apenas ao experimentalismo de Barrett. Aconteceram evoluções das composições.

Saiba qual é o estilo de música do Pink Floyd

banda pink floyd

O estilo criado pelo Pink Floyd ainda é uma grande influência da música

Há quem considere que o estilo de música do Pink Floyd possui quatro fases diferentes. A primeira foi a criada especialmente por Barrett. Nessa época, foram lançados hits mais pop, como Arnold Layne, Apples and Oranges e também menos comerciais como I’m a boy e Happy Jack. Com doses de psicodela, as faixas começaram a dar o tom do grupo.

A segunda fase está na força charmosa e original da experimentação sônica. Em The Dark Side of the Moon, foi quando a banda dominou o estilo, com ajuda do engenheiro de som Alan Parsons. A guitarra da Gilmour é um dos momentos mais marcantes dessa fase. Na lista da Billboard por mais de 750 semanas, o álbum ultrapassou gerações e ainda se mantêm em alta.

Muitos consideram que a terceira fase do Pink Floyd envolve uma época em que Waters se tornou o foco. Não é à toa que Wish You Were Here surgiu nesse momento, continuando com The Wall e seguindo até os álbuns solo do Roger, quase como uma continuação. Nesse momento, o chamado space rock foi o destaque. Com certas doses de humor, há muito sarcasmo e idealismo nas faixas.

Para a quarta etapa, considera-se a saída de Waters da banda. Ainda que muitos fãs esperassem não gostar, os shows continuaram tendo altas doses de stadium rock, e theatrical rock. O rock progressivo, o pop e o psicodélico deram poder para que o grupo seguisse por mais alguns anos, sempre surpreendendo o público.

Entenda como conceitos guiaram a trajetória da banda

muro de the wall

O show do The Wall foi conceitualizado por Waters

Mais do que apenas o estilo musical do Pink Floyd, há mais por trás de suas composições. Depois de um certo período, a questão não era apenas criar novas faixas. Era preciso ter um conceito muito claro por trás dos lançamentos.

Em 2011, Waters explicou como The Wall foi se formando em sua mente. “Eu estava sentado em algum lugar, um avião ou bar. Peguei um pedaço de papel e desenhei uma parede (wall) caindo em uma arena, com um palco. Quando eu fiz isso, fiquei muito empolgado. Pensei: wow! que linda peça teatral isso seria, realmente construir uma parece entre a banda e o público durante um show”. 

Ao longo das apresentações da turnê desse álbum, um muro de tijolos de cartolina era construído entre os músicos e o público. Ao final do concerto, o muro era derrubado, encerrando com a música The Last Few Bricks. A ópera rock é considerada até hoje uma das mais grandiosas já produzidas.

Fãs ainda aguardam retorno do estilo de música do Pink Floyd

roger waters encontra david gilmour

Os encontros com David Gilmour nunca levaram a uma reaproximação real

Embora a banda tenha acabado em meados de 2005, um retorno, no entanto, ainda é muito desejado. Ainda que Richard Wright já tenha falecido, a torcida é para que Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason retornem aos palcos oficialmente. Infelizmente, porém, há poucos indícios de que isso possa acontecer.

Embora já tenham mais de 75 anos, porém, David e Roger nunca conseguiram fazer as pazes. Waters declarou recentemente que uma reunião entre eles seria “terrível”, diminuindo cada vez mais a esperança de que possa acontecer. Ainda assim, principalmente os fãs mais fieis, ainda acreditam.

Ainda assim, o estilo musical do Pink Floyd continua sendo um clássico. Seja como progressista, ópera, experimental, psicodélico ou pop, o rock criado pela banda marcou época. São muitas as bandas atuais que tem o grupo como referência de amadurecimento do gênero.

Você já sabia como definir o sucesso da banda? Acha que faltou alguma coisa? Aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e conversar com seus amigos sobre isso!