Pink Floyd e seus integrantes. Conheça a Banda!

Pink Floyd e seus integrantes. Conheça a Banda!

11 de maio de 2019 5 Por Rock and Roll
Pink Floyd e seus integrantes. Conheça a Banda!

Pink Floyd e seus integrantes. Conheça a Banda!

Todo mundo já ouviu falar da banda Pink Floyd, se por acaso ainda não conhece iremos te apresentar a Banda Pink Floyd e seus integrantes. Por certo, a banda se tornou uma das mais importantes de todos os tempos para a história da música. Nesse sentido, a banda foi formada em 1965 por Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright. Sem dúvida, o Pink Floyd explodiria internacionalmente, mas foi no underground de Londres que começaram. Dessa maneira, fazendo rock psicodélico nas casas de show (UFO Club, the Marquee Club e The Roundhouse) o Floyd explodiria.

Pink Floyd e seus integrantes

Confira o artigo que fizemos com bastante pesquisa para que você conheça Banda Pink Floyd e seus integrantes.

Durante o período de 65 – 67 com o carismático e emblemático frontman (Syd Barret) conquistaram o público britânico. Entretanto, os abusos no uso de LSD por parte de Barret “derreteu sua mente”, comprometendo suas habilidades musicais. Eventualmente esse fato levou a banda a convidar outro músico para realizar as apresentações. Outrossim, neste momento David Gilmour é convidado durante o ano de 1968 a tocar na banda, ainda com Barret. Após alguns shows o Pink Floyd e seus integrantes perceberam que Syd não tinha mais condições. A partir desse momento, passam a tocar na formação clássica.

Syd Barret

Roger Keith Barrett, vulgo Syd Barret, (06/01/1946) natural de Cambridge, foi a figura mais emblemática do Pink Floyd. Primordialmente, foi ele quem batizou a banda. Além disso, foi músico, pintor, artista e produtor, teve uma vida voltada para a arte. Seu apelido vem de um baixista de jazz da cidade que morava, porque se identificava com o jazzista. Seus amigos, o apelidaram com o nome de forma que Barret inclusive muda a ortografia de Sid, para Syd. Embora haja outras versões para seu apelido, essa é a principal.

Inegavelmente, Barret foi o coração do Pink Floyd no início da banda. Entretanto, o excessivo consumo de LSD fez com que o músico sofresse danos cerebrais severos, alterando sua capacidade musical. Mesmo com sua trágica história, seu legado se preserva, acima de tudo, enquanto um gênio da música. A saber, no primeiro álbum (1967) Barret escreveu 8 das 11 músicas e ajudou em outras 2. De fato, as drogas contribuíram para que sua saúde se debilitasse. Entretanto, o músico faleceu aos 60 anos em 07/07/2006 em decorrência de um câncer no pâncreas.

Roger Waters

Batizado como George Roger Waters, nasceu em 1943 em Great Bookham, na cidade de Cambridge, durante a segunda guerra mundial. Como resultado, esse fato marcaria o estilo e conteúdo de suas músicas e consequentemente do Pink Floyd. Antes de tudo, seus pais eram comunistas, e desta forma a visão de mundo de Waters também foi influenciada. Seu pai foi assassinado pelos nazistas na Itália, fato que fez com que seu filho nunca o conhecesse. Nesse sentido, Waters era o irmão mais novo, e teve uma educação rigorosa, fato decorrente da ausência paternal. Em síntese era indisciplinado, preferia jogar bola vestindo a camiseta de seu time preferido, o Arsenal, ao invés de estudar.

Assim sendo, os anos passaram e Waters entrou na Regent Street Polytechnic. Lá conheceu Nick Manson e Richard Wright, com os quais fundaram anos mais tarde o Pink Floyd (em 1965). Apesar de ter deixado a banda em 1987, por conta de divergências com David Gilmour, ele continuou na estrada. Nesse sentido, Waters deixou o Pink Floyd pois acreditava na música como ato político. Por outro lado Gilmour não pensava do mesmo jeito e acreditava na inspiração proporcionada pela música. Marcado pela militância e ativismo, Waters atua até hoje espalhando mensagens de mobilização social e política. Podemos citar o caso do #elenao no show de São Paulo 2019, que gerou polêmica internacional.

David Gilmour

Batizado como David John Gilmour na data de 6 de março de 1946, nasceu em Cambridge, durante o pós-guerra. Só para ilustrar, seus pais eram professores na Universidade de Cambridge, e desta maneira investiram bastante em sua educação. Uma vez que foi aluno da escola Waldorff, considerava o ensino horrível e incompatível com seus interesses. De tal forma que iniciou os estudos de violão aos 13 anos de idade, começando também sua paixão pela música. Gilmour era amigo de infância de Syd Barret, de tal sorte que posteriormente foi seu professor de guitarra. Em princípio, seu primeiro grupo de música foi formado em 1963 e se chamava Joker’s Wild. Logo depois entraria para o Floyd em 1968. Dessa maneira de 1987 até 1994 Gilmour seria a liderança da banda, após a cisão entre ele e Waters.

Em contraste com a carreira musical, Gilmour atuou na produção de discos e de atividades realizadas por organizações de caridade. Em 2003, ele foi promovido ao posto de Comandante da Ordem do Império Britânico, por realizar atividades musicais beneficentes. Por isso recebeu o prêmio Outstanding Contribution Award em 2008. Ainda naquele ano, Gilmour ficou em 82º no ranking da Rolling Stone “100 dos melhores guitarristas de todos os tempos”.

Nicholas Berkeley Mason

O baterista da banda Pink Floyd, Nick Manson, nasceu em 27/02/1944 na cidade de Birmingham. De tal sorte que foi criado na cidade de Hampstead, onde teve seus primeiros contatos com a música. Nesse sentido, foi fortemente influenciado por jazz e blues. Dessa maneira, aos 20 anos foi estudar em Westminster, tendo integrado à banda 6 Sigma do colega Clive Metcalf. Anos mais tarde fundaria com Waters e Wright o Pink Floyd e seus integrantes. Em suma, o baterista teve uma participação modesta na produção, composição e criação das obras da banda. Entretanto, é o único integrante do Pink Floyd que esteve do começo ao fim da banda. De tal forma que Gilmour, se tornou Comandante da Ordem do Império Britânico no ano de 2019. Por fim, é um amante de carros e corridas, pilota aviões comerciais e possui uma fortuna acumulada de £70 milhões.

Richard Writght

Richard William Wright (Rick Wright) nascido na Inglaterra em Hatch End, Middlesex em 28 de julho de 1943. Posto que seu primeiro contato com a música foi aos 12 anos de idade, foi encorajado pela sua mãe. Desta maneira, aprendeu sozinho de forma autodidata, a tocar guitarra, trompete e piano. Por isso teve o apoio de sua mãe e se tornou músico, cantor e produtor.

Durante o ano de 1963 no Regent Street Polytechnic, conheceu Nick Mason e Roger Waters, com quem criaria da banda. Dessa forma, Rick Wright esteve envolvido na criação de todos álbuns do Pink Floyd, exceto no álbum The Final Cut. Foi um membro ativo e esteve envolvido com as atuações da Banda Pink Floyd até o fim da carreira. Infelizmente, Richard Wright morreu em 15 de setembro de 2008 de câncer aos 65 anos. De tal forma que, após a morte de Rick, David Gilmour escreveu sobre ele em seu site: “Ele era um homem bonito e gentil, um homem de verdade, e muitas pessoas que o amavam sentiriam terrivelmente sua falta”.

O Pink Floyd e seus integrantes entraram para a história do rock.

Você porque o Pink Floyd Acabou?

Você sabe por qual motivo a Banda Pink Floyd Acabou? Essa é uma pergunta que gera dúvidas pois muitos são os boatos e também os comentários dos próprios componentes do grupo.

A banda lançou seu último disco em 2014, um disco basicamente instrumental e com ele ‘bateu o martelo’. A Banda Pink Floyd Acabou naquele momento.

Nem uma turnê de divulgação desse último disco foi feita.

E olha que já se fazia 20 anos que Pink Floyd não gravava um novo disco.

Mas por qual motivo a Banda Pink Floyd Acabou? Vamos tentar responder essa pergunta a seguir usando como base o que os próprios integrantes falaram.

 

Depois de quase 50 anos na estrada a Banda Pink Floyd Acabou

Muitas foram as idas e vindas da banda. Pode-se dizer que ela começou em 1965 quando Syd Barrett ‘criou’ o nome da banda baseado no nome de dois cantores de blues que ele ouvia.

Somente 3 anos depois Syd Barrett viria a deixar a banda por problemas psicológicos e abuso de drogas.

Um novo integrante foi adicionado, Richard Wright.

Com a saída de Syd Barrett, Roger Waters assumiu a frente da banda.

Foi com ele que a banda atingiu o maior auge da sua carreira, atingindo fama mundial e vendendo milhões de discos ao redor do mundo.

Porém, Roger Waters também saiu do Pink Floyd na década de 1980 e ai foi o declínio que culminaria no final da banda, algumas décadas depois.

Para muitos fãs a saída de Roger Waters foi o fim da banda naquele exato momento.

Inclusive o próprio Waters chegou a dar entrevistas dizendo que o fim do Pink Floyd aconteceu com o fim da sua saída.

 

A Banda Pink Floyd Acabou: O fim derradeiro

Mesmo contando com apenas 3 dos membros fundadores, a banda continuou após a saída de Rogers.

Em 2006 Syd Barret veio a falecer, o que trouxe grande comoção para a banda. Mesmo após décadas de sua saída da banda estava aí plantada a primeira semente.

Mas o golpe derradeiro ocorreu em 2008 com o falecimento de Richard Wright, que foi tecladista da banda ela parou de fazer shows, surgindo apenas em uma ou outra ocasião.

O motivo dado pelos 2 componentes remanescentes era que não tinha como seguir enfrente com a banda sem a presença de Wright.

No entanto os anos passaram e em 2014 o Pink Floyd lançaria aquele que seria seu último disco.

Um disco quase todo instrumental e feito em memória do companheiro de banda Richard Wright.

A banda não chegou nem a fazer turnê de lançamento desse disco.

 

Curiosidades sobre Pink Floyd

Roger Waters costuma dizer que a banda terminou com a sua saída pois ele acreditava ser o ‘dono’ da banda, ou seja, para ele, ele era o responsável pela ‘marca’ Pink Floyd.

Isso ocorreu pois, próximo da sua saída Roger era o principal vocalista e também o principal compositor da banda. Foi dele boa parte das composições de um dos maiores discos da banda, o ‘The Wall’.

Entretanto quando Waters se desligou da banda, tentou levar com ele o nome ‘Pink Floyd’, sua ideia era montar outra banda, com outros colegas e mantendo a mesma ‘marca’.

Isso fez ele entrar com uma ação judicial contra seus ex companheiros.

No fim, Roger Waters perdeu a ação judicial.

Portanto a Banda Pink Floyd Acabou por esses motivos. Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.