Curiosidades Curiosidades sobre o Pink Floyd

Curiosidades sobre o Pink Floyd

-

- Advertisment -

Curiosidades sobre o Pink Floyd
Curiosidades sobre o Pink Floyd – Foto: Past Daily

A banda teve uma atividade musical muito fortuita. Portanto, existem muitas curiosidades sobre o Pink Floyd que iremos contar neste artigo exclusivo para os leitores de Pink Floyd.

De 1967-1983, o Pink Floyd gravou seus maiores sucessos de estúdio. No período sem Roger Waters, foram gravados dois álbuns A Momentary Lapse of Reason (1987) e The Division Bell (1994). Outrosim, após o ano de 1994, David Gilmour decide encerrar as atividades do Floyd. No ano de 2014 a banda lança o álbum Endless River, mesmo após o encerramento de suas atividades. O Floyd fez a nova produção, em virtude da quantidade de material que poderia ser aproveitado, segundo Gilmour.

Seja como for, o Pink Floyd foi uma banda cheia de histórias, e aqui apresentaremos curiosidades sobre o Pink Floyd. Desde o nome, até a vida pessoal dos membros, temos uma iconoclástica banda de rock ‘n’ roll. A banda inglesa esteve em atividade durante 27 anos (sem contar o último álbum lançado em 2014). Assim sendo, hoje iremos apresentar algumas curiosidades sobre a banda, que talvez vocês não conheçam.

 

Curiosidades sobre o Pink Floyd

 

1 – Curiosidades sobre o Pink Floyd – Desejo incessante

Arnold Layne foi escrita por Roger Waters. Neste sentido, segundo o baixista da banda inglesa, ela foi inspirada em uma pessoa real. Se tratava de um jovem travesti que roubava as roupas íntimas nos varais de Cambridge. A inspiração veio depois de peças íntimas serem roubadas dos varais das mães de Syd Barret e de Roger Waters.

2 – Os únicos, definitivamente

A banda foi a primeira e a única a tocar em um sítio arqueológico, com um vulcão extinto. De tal forma que, Live at Pompei foi um show realizado para definitivamente ninguém, em um local completamente inusitado, Pompeia! Sim, a cidade que foi devastada pelo Vulcão Vesúvio. A banda foi a única a tocar lá, de forma que após a “apresentação” outros músicos fizeram homenagens ao Floyd. Por exemplo, os Besties Boys fizeram uma música (Gratitude) em homenagem a banda inglesa.

3– A Clockwork at Pink

Stanley Kubrick precisa de uma trilha sonora para o filme Laranja Mecânica. O diretor foi até o Pink Floyd e perguntou se eles poderiam oferecer a música “Atom Heart Mother Suit”. O interesse do diretor era em utilizar a música para ser a trilha do filme Laranja Mecânica. É provável que a banda tenha cogitado em aceitar, mas no fim os membros simplesmente declinaram a oferta.

4 – Daqui pra Lua!

O Dark Side of the Moon é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos! Além disso, é Long Play que ficou mais tempo na Billboard 200, estando por lá cerca de 940 semanas seguidas. Desta forma, cópias suficientes foram vendidas por todo mundo, de maneira que 1 em cada 12 pessoas possuem o álbum.

5 – Looping infinito

A música The Wall foi feita pensando em um loop sem fim. Nesse sentido, a primeira e a última música dão a impressão de continuidade. A música final, Outside the Wall termina com as palavras “Isn’t this where…”. Do mesmo modo, o álbum começa com as palavras “…we came in?”. Desta maneira, o álbum nos dá uma sensação de continuidade quando chegamos ao fim da obra.

 

Fatos curiosos sobre o Pink Floyd e seus integrantes

 

1 – Nick “the pilot” Mason

Um fato bem curioso sobre a Banda Pink Floyd [e que Nick Mason possui carteira para dirigir aeronaves, além de ser fissurado em carros e auto esporte. Mason é conhecido por ser um petrolhead, pessoas fissuradas por autos, e também por possuir uma incrível coleção de carros. De tal sorte que, Nick Mason possui uma fortuna avaliada em mais de 75 milhões de libras esterlinas!

2 – Rock ‘n’ Roll e o Santo Graal

O grupo Monty-Python (1969–1983, e posteriormente nos anos 90) ficou mundialmente conhecido por suas piadas ácidas e inovadoras. Depois dos grandes estúdios rejeitarem produzir “Monty-Python e o Cálice Sagrado”, o financiamento foi feito pelas estrelas do Rock. De fato, o Pink Floyd, Led Zeppelin, Genesis, Jethro Tull e Elton John, encontraram uma forma de reduzir os impostos. Dizem que, quando os Pythons convidaram os investidores para uma apresentação privada das primeiras versões cruas, a noite começou bem. Desse modo, muitas conversas, bebidas a gosto e por aí vai, estava fornecendo um clima agradável. Mas a primeira cena foi tão ruim, mas tão ruim que depois dela, a situação ficou completamente estranha e constrangedora. Em contraste com à crueza da apresentação, os deuses do rock simplesmente começaram a ir embora. É provável que alguns não compreendiam quão cru poderia ser uma cena crua.

3 – Em defesa da liberdade de expressão

A história de Roger Waters é marcada pela ideologia política e pela defesa da democracia. Isso em virtude de seus pais comunistas, e por causa do assassinato de seu pai pelos nazistas. Nesse sentido no dia 11/04/2019, Jullian Assange (fundador do Wikileaks) foi preso na embaixada equatoriana em que tinha asilo político. Roger Waters se posicionou e convocou o Reino Unido a se opor frente à extradição de Assange. Da mesma forma, descreve o Reino Unido como um estado satélite do império norte americano. Em virtude da prisão de Assange, bem como outras posições do músico, Waters faz contundentes posicionamentos políticos mundo afora.

4 – Diferentes nomes

Uma das curiosidades sobre o Pink Floyd [e que a Banda teve diferentes nomes durante sua existência, entretanto antes de Syd Barrett dar o clássico nome da banda. O Pink Floyd já se chamou Sigma-6, Megadeath T-Set, the Abdabs e Screaming Abdabs, Leonard’s Lodgers e The Spectrum Five. Tendo sido a criação do nome da banda por parte de Barrett , ela foi inspirada em dois bluesman americano. Floyd Council e Anderson Pink, foram as inspirações de Barrett para nomear a banda. Antes disso a banda passou por uma série de nomes, e a mudança final foi ocasionada em um show. Durante a década de 60, uma banda com o mesmo nome (Tea Set) iria tocar e eles precisavam de um novo nome. Daí que Barrett criou o nome no calor do momento a fim de destacar o Floyd e não ter um nome idêntico à outra banda.

5 – Um amigo para além do Pink Floyd

Syd Barret foi um dos membros mais marcantes da banda, e teve uma história trágica de envolvimento com LSD. Desenvolveu uma forte esquizofrenia que o fez se tornar uma pessoa reclusa e incapaz de participar ativamente da banda. O que poucos sabem é que Barrett praticava e aprendia com David Gilmour durante os tempos livres. Contudo anos mais tarde, depois da saída de Barrett do Floyd, Gilmour ainda compôs e fez músicas junto ao amigo, como The Madcap Laughs’ and ‘Barrett’. Além disso, outras composições foram feitas em sua homenagem (Shine on Little Crazy Diamond e Brain damage).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias

Another Brick on The Wall: quem escreveu cada parte

Com muitos hits, o Pink Floyd teve um sucesso impressionante também com Another Brick on The Wall. Quem escreveu...

Entenda as coincidências entre Dark Side of The Moon e O Mágico de Oz

Desde que a internet se popularizou, certas curiosidades ganharam uma força incomum. As coincidências entre Dark Side of The...

Quais são as músicas mais famosas do Pink Floyd

Os integrantes já passaram dos 70 anos de idade, mas as músicas mais famosas do Pink Floyd continuam conquistando novas...

Quando o Pink Floyd acabou

Quase todo mundo sabe quem é Roger Waters. No entanto, nem todo mundo conhece direito a história de como...
- Advertisement -

Por que Roger Waters e David Gilmour brigaram

Todo fã de Pink Floyd sabe que Roger Waters e David Gilmour brigaram e que o fim da banda...

Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd

Quando Roger Waters saiu do Pink Floyd, muita gente achou que seria o fim da banda. Na verdade, tem...

Mais Lidas

Another Brick on The Wall: quem escreveu cada parte

Com muitos hits, o Pink Floyd teve um sucesso...

Entenda as coincidências entre Dark Side of The Moon e O Mágico de Oz

Desde que a internet se popularizou, certas curiosidades ganharam...
- Advertisement -

Talvez você goste 😉CONFIRA!
Conteúdo Indicado para você