David Gilmour gravando áudio para Louder Than Words
David Gilmour gravando áudio para Louder Than Words

Os integrantes já passaram dos 70 anos de idade, mas as músicas mais famosas do Pink Floyd continuam conquistando novas gerações. Os hits da banda parecem atemporais, conquistando sempre novos fãs.

E, obviamente, não é à toa. Com 15 álbuns lançados, a banda bateu alguns recordes. The Dark Side of The Moon figura atualmente como quarto colocado na lista de álbuns mais vendidos de todos os tempos. Na verdade, até pode ser que esteja mais bem colocado, embora seja mais difícil atualmente.

Até novembro de 2018, foram nada menos do que 45 milhões de cópias em todo o mundo. Entretanto, com a popularização dos streamings, tudo indica que esse número não deve crescer muito. Isso porque o hábito de comprar discos está ficando para trás. E isso ainda desagrada parte da banda.

Porque Roger Waters não queria a banda em plataformas de streaming

Se você acompanha a carreira do grupo e de seus integrantes, deve lembrar que eles demoraram a entrar no Spotify e em outras plataformas. Foi apenas em 2016 que as músicas foram disponibilizadas. Mas, um ano antes, Roger Waters criticou duramente o novo modelo de negócios da indústria musical.

O cantor britânico se disse feliz por ter vivido um período onde os discos eram valorizados.Me sinto imensamente privilegiado por ter nascido em 1943, não em 1983. Ter vivido enquanto existia um negócio de música, e a tomada pelo Silicon Valley ainda não tinha acontecido, e por consequência, ainda era possível viver de escrever e gravar músicas, e tocá-las para o público”, declarou ele, falando sobre como o download de músicas se tornou uma espécie de roubo.

Apesar da resistência, o catálogo da banda foi logo disponibilizado oficialmente por plataformas online. Mesmo com a resistência, rapidamente se tornou muito ouvida pelos fãs, embora alguns tenham concordado com Waters.

Como definir quais são as músicas mais famosas do Pink Floyd

Alguns hits do Pink Floyd saem da mídia por alguns meses e logo ganham força novamente. Quando a banda resolveu aderir ao Spotify, por exemplo, Wish You Were Here foi ouvida um milhão de vezes em apenas 4 dias. A tarefa de definir quais músicas são mais famosas, não é exatamente fácil. No entanto, eventualmente alguma publicação tenta.

Para avaliar o impacto da banda em sua cultura, o Planet Rock divulgou uma lista com as faixas mais famosas tocadas no Reino Unido. E o resultado foi:

  1. ‘Another Brick In The Wall (Part 2)’ (1979)
  2. ‘Money’ (1973)
  3. ‘Wish You Were Here’ (1975)
  4. ‘Comfortably Numb’ (1979)
  5. ‘See Emily Play’ (1967)
  6. ‘The Great Gig In The Sky’ (1973)
  7. ‘Time’ (1973)
  8. ‘Arnold Layne’ (1967)
  9. ‘Us And Them’ (1973)
  10. ‘Shine On Your Crazy Diamond’ (1975)
  11. ‘Learning To Fly’ (1987)
  12. ‘Have A Cigar’ (1975)
  13. ‘Breathe’ (1973)
  14. ‘One Of These Days’ (1971)
  15. ‘Speak To Me / Breathe’ (1973)
  16. ‘On The Turning Away’ (1987)
  17. ‘Run Like Hell’ (1979)
  18. ‘Sheep’ (1977)
  19. ‘Louder Than Words’ (2014)
  20. ‘High Hopes’ (1994)

Como é possível notar, toda a trajetória da banda foi recheada de hits. Tanto o clássico presente em The Wall como Louder Than Words, de 2014, fazem parte dos mais ouvidos. Isso demonstra a regularidade do sucesso do grupo. Mesmo que tenham ficado quase 20 anos sem lançar um álbum, mantêm uma base sólida de fãs e com as músicas mais famosas do Pink Floyd variando de geração para geração.

O sonho de uma reunião, com novas músicas, porém, segue em baixa. Nick Mason, baterista, declarou recentemente que cansou de esperar uma ligação de Waters ou David Gilmour. O músico sempre foi um dos mais animados para um retorno oficial. Entretanto, ao que parece, até ele cansou de esperar e não acredita mais que a reunião possa sair do papel.

Imagem: Neptune Pink Floyd

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.