integrantes do Pink Floyd em 1971
integrantes do Pink Floyd em 1971

Quase todo mundo sabe quem é Roger Waters. No entanto, nem todo mundo conhece direito a história de como e quando o Pink Floyd acabou. A banda permanece muito viva no imaginário popular, entretanto, às vezes sem entender direito o que foi que se passou.

Na verdade, houve um período em que até mesmo os integrantes pareciam não saber direito se era o fim da banda ou não. E é sobre isso que vamos falar hoje!

O que causou o fim da banda

Imagine um grupo cujo trabalho era aguardado sempre com ansiedade pelos fãs e pela crítica. O Pink Floyd vivia uma fase marcante quando Waters decidiu que era hora de deixar a banda para trás. A decisão aconteceu em 1983, mas só foi consolidada em 1985. E para Roger, era o fim da banda.

No entanto, não era isso que David Gilmour, Richard Wright e Nick Mason tinham em mente. Eles decidiram continuar tocando, mesmo sem aquele que se considerava a alma da banda. Após batalhas judiciais, foi o que fizeram por mais alguns anos. Embora não durante todo o tempo.

Quando o Pink Flpyd acabou

Na verdade, o que aconteceu foi que a banda ficou quase 2 décadas sem lançar um novo álbum. Isso fez com que o legado e o sucesso fossem meio esquecidos por parte do grande público. Pelo menos por alguns breves períodos de tempo.

Após a saída de Waters, em 1985, os integrantes remanescentes lançaram mais 2 discos, um em 1987 e outro em 1994. A partir daí, foram 20 anos com coletâneas, carreiro solo e alguns especiais. Um novo álbum só foi lançado em 2014, sendo chamado de Endless River.

Durante essa pausa de estúdio, no entanto, alguns fatos marcantes continuaram mostrando que a banda estava na ativa. Em 2005, os quatro integrantes originais se reuniram para uma breve apresentação, o que reacendeu o interesse por sua música.  Contudo, foi um retorno apenas momentâneo, sem qualquer intenção de uma reunião oficial.

O fim do Pink Floyd foi oficializado em meados de 2015. “Tenho certeza que não produziremos mais nada depois disso”, Gilmour declarou na época. O músico se disse feliz por seguir com suas apresentações solo, e que o álbum do ano anterior representava uma despedida. Foi assim que o grupo acabou, há cerca de 4 anos.

Qual a chance de um retorno

Ou pelo menos é o que acontece até agora. A verdade é que sempre surgem novos rumores de um retorno especial. O tecladista Wright faleceu em 2018, porém, os fãs aguardam que Gilmour, Mason e Waters subam novamente ao palco em algum momento. Infelizmente, a possibilidade tem se mostrado cada vez mais distante.

Ano passado, o baterista chegou a dizer que cansou de esperar por uma reunião. Nick acredita que Roger sempre achou David medíocre, não respeitando seu talento. Esse desacordo entre eles teria permanecido apesar de terem feitos as pazes.

Apesar dessa impossibilidade, vale dizer que a cada aniversário ou data comemorativa da banda, parece que o Pink Floyd acabou apenas temporariamente. A esperança sempre permanece, não acha?

Deixe seu comentário e diga: você acha que pode ainda acontecer um retorno??

Imagem: Site Oficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.