Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Como surgiu o nome da banda Pink Floyd? - Pink Floyd
fanart da banda pink floyd

Como surgiu o nome da banda Pink Floyd?

O nome da banda Pink Floyd se tornou referência mundial em música. Mas, o que será que quer dizer?

Embora seja considerado muito marcante, a verdade é que muita gente sequer pensou sobre o significado. E não faz ideia de qual é a sua origem.

Se você é um fã ou apenas uma pessoa curiosa, não se preocupe. Chegou a hora de descobrir, confira a seguir!

Entenda o que significa o nome da banda Pink Floyd

Antes de falar sobre o nome da banda Pink Floyd, é importante relembrar seu histórico. Embora o grupo tenha estourado com David Gilmour e Roger Waters, sua origem vem de Syd Barrett. O músico foi a primeira mente por trás do sucesso da banda. E o responsável pela definição de seu título.

Quando ainda estava em seus anos iniciais, o grupo foi batizado de The Pink Floyd Sound. No entanto, acabou evoluindo para uma abreviação. A escolha foi feita a partir de dois antigos músicos de blues, chamados de Pink Anderson e Floyd Council.

Saiba a origem do nome da banda Pink Floyd

syd barrett foi quem escolheu o nome da banda Pinkf Floyd
Syd teria se inspirado em sua coleção de discos de blues

Embora a lógica por trás do nome da banda Pink Floyd esteja bem clara, a origem, não. Ao longo dos anos, surgiram alguma teorias sobre como Barrett tomou sua decisão. A primeira delas é de que o músico teria sua própria coleção de álbuns. Assim, ele teria visto os discos de Pink Anderson e Floyd Council juntos. E que foi então que recebeu uma inspiração divina ou algo assim.

Outra teoria é de que Anderson e Council tenham gravado algo juntos. E que Syd tivesse esse disco. No entanto, mesmo tendo sido comentada por anos, essa possibilidade já foi desmentida. Não existe qualquer registro de que tenham tocado juntos.

Há ainda quem considere que Syd Barrett tenha conhecido suas duas inspirações, o que também não foi comprovado.

Existe também uma outra história um pouco mais desconhecida. Na verdade, em vez de Barrett, a escolha teria vindo de outro músico. Stephen Pyle, um antigo integrante e colega, teria inventado o nome sozinho. A escolha teria vindo dos álbuns de blues. No entanto, teria sido tudo um acaso. Uma compilação do Bind Boy Fuller teria o nome pronto na descrição da coletânea. Portanto, teria sido apenas questão de olhar para o título.

Veja quais foram outros nomes da banda

capa da banda pink floyd
O grupo demorou a decidir de vez qual seria seu nome

Qualquer que tenha sido a origem, o nome da banda Pink Floyd não foi sempre esse. Ao longo da trajetória, antes de chegar ao sucesso, outras opções também existiram. No livro Inside Out: A Personal History of Pink Floyd, escrito por Nick Mason, narrou um pouco dessa trajetória.

Segundo o baterista, o grupo se chamou:

  • The Megadeaths;
  • The Spectrum 5;
  • The Screaming Abdabs;
  • The Abdbads e
  • The Tea Set.

Esse último, traduzido livremente como o “jogo de chá”, foi que o durou mais tempo. No livro, chamado de Inside Out ‑ a Verdadeira História do Pink Floyd  no Brasil, o músico ainda explica melhor a mudança de título.

O que acontece é que, durante uma apresentação na Força Aérea Rural, em meados de 1965, surgiu um impasse. Apesar de peculiar, existia outra banda se apresentando com exatamente o mesmo nome. Foi quando Barrett teria criado o The Pink Floyd Sound, meio que às pressas.

Mas quem acha que foi uma decisão fácil e unânime. Na verdade, demorou até que chegassem a um consenso. A banda chegou a fazer uma nova apresentação com o nome anterior. Depois, acabaram optando por manter o Pink Floyd, mas sem o Sound junto.

Em resumo, o nome da banda Pink Floyd foi resultado de um processo que não possui uma explicação definitiva. Entretanto, representa muito de uma trajetória única dentro da música. E, sem dúvida, é um dos títulos mais marcantes dessa geração musical.

Gostou de saber sobre como foi a origem dessa escolha? Então aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e contar para mais gente! Pode ter certeza que muitos dos seus amigos não sabem dessa história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.