Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Another Brick in the Wall: A música mais famoso do Pink Floyd - Pink Floyd
Another Brick in the Wall

Another Brick in the Wall: A música mais famoso do Pink Floyd

Another Brick in the Wall é a música mais popular do Pink Floyd. Seria mais correto dizer, que é o conjunto de músicas mais famoso da banda.

Isso porque esse é o nome que se dá a três canções que compõem um trecho do álbum The Wall.21

Todas as três canções que compõem Another Brick in the Wall foram escritas por Roger Waters, baixista e principal compositor da banda. O conjunto de músicas se divide em três partes: memórias; educação; drogas.

Para saber mais sobre a música “In The Flesh” clique AQUI

Um protesto contra um modo rígido de educar

A parte II de Another Brick in the Wall trata de um protesto contra a maneira rígida com que alguns internatos promoviam a educação. Lançada como single, colocou a banda na 1ª entre as músicas mais tocadas na Inglaterra.

Essa mesma música foi indicada ao Grammy de melhor performance em dupla ou grupo de Rock, mas perdeu para Against dthe Wind, de Bob Seger. AO todo, a Part II vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo.

Música proibida

Quando a África do Sul ainda vivia o regime do apartheid, a música foi proibida em todo os eu território. Por causa dela, o álbum The Wall também foi banido.

Isso ocorreu porque Another Brick in the Wall foi adotada por simpatizantes como um hino em um momento de tensão. Nesse momento, havia no país um boicote de nível nacional protestando contra as desigualdades educacionais pautadas na raça.

Construindo Another Brick in the Wall

As três partes da música se contrastam e demonstram estar ligadas uma a outra. A melodia tende a ficar mais pesada conforme o tempo passa. Isso ocorre para demonstrar o estado de espírito de Pink, o protagonista de todas as músicas de The Wall.

A primeira parte é mais tranquila e triste, mas a segunda parte traz os primeiros sinais de protesto. Na última parte de Another Brick in the Wall finalmente vem a fúria. A melodia é tão impactante que foi repetida em outras músicas, ainda que diferente.

As três partes de Pink

Em Thin Ice, ou gelo fino, Pink torna-se mais velho e vê sua vida mudar ao saber da morte do pai. É nesse momento devastador que ele começa a construir o muro do qual fala o título da música.

Na segunda parte, The Happist Days of Our Lives, Pink é insultado e humilhado por um professor. Isso faz com que ele pense em uma realidade em que as crianças de toda a escola começassem a protestar contra o homem.

Na última parte, Pink, após ser traído pela esposa, decide terminar o muro. Ele diz ter visto a frase “a escrita no muro” e entende que deve dispensar as pessoas. Isso porque elas e suas vidas não representam nada mais que “tijolos no muro”.

Pagamento do Coral

Em uma das partes da música foi necessária a utilização de um coral de crianças. Um coral foi chamado, mas não houve contrato e a escola recebeu 1000 libras.

Anos depois, uma lei foi criada na Inglaterra e cada um dos membros passou a buscar seus direitos. Estima-se que receberam cerca de 500 libras cada um.

 

Confira mais sobre The Wall (IA)

“Another Brick in the Wall” é uma das mais emblemáticas músicas do Pink Floyd, presente no álbum “The Wall”. Esta música é conhecida por sua letra incisiva e sua abordagem política a temas como a opressão e a educação.

A música “Another Brick in the Wall” fala sobre a experiência de um jovem estudante que é oprimido e humilhado na escola. A letra expressa a frustração do personagem com o sistema educacional e a forma como ele é tratado pelos professores. A música é uma crítica direta ao sistema educacional autoritário da época e ao tratamento injusto que muitos estudantes recebiam.

A música é acompanhada por uma performance teatral intensa, com o personagem principal interpretando vários personagens ao longo da música. A performance inclui cenas de Pink sendo perseguido por tropas, sendo interrogado e sendo preso. A performance é intensa e perturbadora, refletindo a descida de Pink em sua paranoia e conspiração.

“Another Brick in the Wall” é amplamente considerada uma das mais fortes e impactantes músicas do Pink Floyd. A música é apreciada por fãs da banda em todo o mundo por sua abordagem única e inovadora aos temas da opressão e da educação.

A música “Another Brick in the Wall” é uma expressão da visão artística e da habilidade musical do Pink Floyd, que sempre buscou explorar questões sociais e políticas através de sua música. A banda é amplamente creditada por ser uma das precursoras do rock progressivo e por sua abordagem inovadora à música e às apresentações ao vivo.

Em resumo, “Another Brick in the Wall” é uma das mais emblemáticas músicas do Pink Floyd, conhecida por sua letra incisiva e sua abordagem política a temas como a opressão e a educação. A música é uma crítica direta ao sistema educacional autoritário da época e ao tratamento injusto que muitos estudantes recebiam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.