A banda teve uma atividade musical muito fortuita. Portanto, existem muitas curiosidades sobre o Pink Floyd que iremos contar neste artigo exclusivo para os leitores de Pink Floyd.
De 1967-1983, o Pink Floyd gravou seus maiores sucessos de estúdio. No período sem Roger Waters, foram gravados dois álbuns A Momentary Lapse of Reason (1987) e The Division Bell (1994). Outrosim, após o ano de 1994, David Gilmour decide encerrar as atividades do Floyd. No ano de 2014 a banda lança o álbum Endless River, mesmo após o encerramento de suas atividades. O Floyd fez a nova produção, em virtude da quantidade de material que poderia ser aproveitado, segundo Gilmour.
Seja como for, o Pink Floyd foi uma banda cheia de histórias, e aqui apresentaremos curiosidades sobre o Pink Floyd. Desde o nome, até a vida pessoal dos membros, temos uma iconoclástica banda de rock ‘n’ roll. A banda inglesa esteve em atividade durante 27 anos (sem contar o último álbum lançado em 2014). Assim sendo, hoje iremos apresentar algumas curiosidades sobre a banda, que talvez vocês não conheçam.
Curiosidades sobre o Pink Floyd
1 – Curiosidades sobre o Pink Floyd – Desejo incessante
Arnold Layne foi escrita por Roger Waters. Neste sentido, segundo o baixista da banda inglesa, ela foi inspirada em uma pessoa real. Se tratava de um jovem travesti que roubava as roupas íntimas nos varais de Cambridge. A inspiração veio depois de peças íntimas serem roubadas dos varais das mães de Syd Barret e de Roger Waters.
2 – Os únicos, definitivamente
A banda foi a primeira e a única a tocar em um sítio arqueológico, com um vulcão extinto. De tal forma que, Live at Pompei foi um show realizado para definitivamente ninguém, em um local completamente inusitado, Pompeia! Sim, a cidade que foi devastada pelo Vulcão Vesúvio. A banda foi a única a tocar lá, de forma que após a “apresentação” outros músicos fizeram homenagens ao Floyd. Por exemplo, os Besties Boys fizeram uma música (Gratitude) em homenagem a banda inglesa.
3– A Clockwork at Pink
Stanley Kubrick precisa de uma trilha sonora para o filme Laranja Mecânica. O diretor foi até o Pink Floyd e perguntou se eles poderiam oferecer a música “Atom Heart Mother Suit”. O interesse do diretor era em utilizar a música para ser a trilha do filme Laranja Mecânica. É provável que a banda tenha cogitado em aceitar, mas no fim os membros simplesmente declinaram a oferta.
4 – Daqui pra Lua!
O Dark Side of the Moon é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos! Além disso, é Long Play que ficou mais tempo na Billboard 200, estando por lá cerca de 940 semanas seguidas. Desta forma, cópias suficientes foram vendidas por todo mundo, de maneira que 1 em cada 12 pessoas possuem o álbum.
5 – Looping infinito
A música The Wall foi feita pensando em um loop sem fim. Nesse sentido, a primeira e a última música dão a impressão de continuidade. A música final, Outside the Wall termina com as palavras “Isn’t this where…”. Do mesmo modo, o álbum começa com as palavras “…we came in?”. Desta maneira, o álbum nos dá uma sensação de continuidade quando chegamos ao fim da obra.
Fatos curiosos sobre o Pink Floyd e seus integrantes
1 – Nick “the pilot” Mason
Um fato bem curioso sobre a Banda Pink Floyd [e que Nick Mason possui carteira para dirigir aeronaves, além de ser fissurado em carros e auto esporte. Mason é conhecido por ser um petrolhead, pessoas fissuradas por autos, e também por possuir uma incrível coleção de carros. De tal sorte que, Nick Mason possui uma fortuna avaliada em mais de 75 milhões de libras esterlinas!
2 – Rock ‘n’ Roll e o Santo Graal
O grupo Monty-Python (1969–1983, e posteriormente nos anos 90) ficou mundialmente conhecido por suas piadas ácidas e inovadoras. Depois dos grandes estúdios rejeitarem produzir “Monty-Python e o Cálice Sagrado”, o financiamento foi feito pelas estrelas do Rock. De fato, o Pink Floyd, Led Zeppelin, Genesis, Jethro Tull e Elton John, encontraram uma forma de reduzir os impostos. Dizem que, quando os Pythons convidaram os investidores para uma apresentação privada das primeiras versões cruas, a noite começou bem. Desse modo, muitas conversas, bebidas a gosto e por aí vai, estava fornecendo um clima agradável. Mas a primeira cena foi tão ruim, mas tão ruim que depois dela, a situação ficou completamente estranha e constrangedora. Em contraste com à crueza da apresentação, os deuses do rock simplesmente começaram a ir embora. É provável que alguns não compreendiam quão cru poderia ser uma cena crua.
3 – Em defesa da liberdade de expressão
A história de Roger Waters é marcada pela ideologia política e pela defesa da democracia. Isso em virtude de seus pais comunistas, e por causa do assassinato de seu pai pelos nazistas. Nesse sentido no dia 11/04/2019, Jullian Assange (fundador do Wikileaks) foi preso na embaixada equatoriana em que tinha asilo político. Roger Waters se posicionou e convocou o Reino Unido a se opor frente à extradição de Assange. Da mesma forma, descreve o Reino Unido como um estado satélite do império norte americano. Em virtude da prisão de Assange, bem como outras posições do músico, Waters faz contundentes posicionamentos políticos mundo afora.
4 – Diferentes nomes
Uma das curiosidades sobre o Pink Floyd [e que a Banda teve diferentes nomes durante sua existência, entretanto antes de Syd Barrett dar o clássico nome da banda. O Pink Floyd já se chamou Sigma-6, Megadeath T-Set, the Abdabs e Screaming Abdabs, Leonard’s Lodgers e The Spectrum Five. Tendo sido a criação do nome da banda por parte de Barrett , ela foi inspirada em dois bluesman americano. Floyd Council e Anderson Pink, foram as inspirações de Barrett para nomear a banda. Antes disso a banda passou por uma série de nomes, e a mudança final foi ocasionada em um show. Durante a década de 60, uma banda com o mesmo nome (Tea Set) iria tocar e eles precisavam de um novo nome. Daí que Barrett criou o nome no calor do momento a fim de destacar o Floyd e não ter um nome idêntico à outra banda.
5 – Um amigo para além do Pink Floyd
Syd Barret foi um dos membros mais marcantes da banda, e teve uma história trágica de envolvimento com LSD. Desenvolveu uma forte esquizofrenia que o fez se tornar uma pessoa reclusa e incapaz de participar ativamente da banda. O que poucos sabem é que Barrett praticava e aprendia com David Gilmour durante os tempos livres. Contudo anos mais tarde, depois da saída de Barrett do Floyd, Gilmour ainda compôs e fez músicas junto ao amigo, como The Madcap Laughs’ and ‘Barrett’. Além disso, outras composições foram feitas em sua homenagem (Shine on Little Crazy Diamond e Brain damage).
Bônus de Curiosidades sobre o Pink Floyd
Pink Floyd é uma das bandas de rock mais icônicas e influentes da história. Com suas músicas progressivas e letras filosóficas, eles conquistaram fãs em todo o mundo e influenciaram gerações de músicos. Embora muitos conheçam Pink Floyd por seus grandes sucessos, há muitas curiosidades interessantes sobre a banda que poucos conhecem. Aqui estão algumas dessas curiosidades:
O nome Pink Floyd vem de dois músicos de blues. Pink Anderson e Floyd Council foram as inspirações para os fundadores da banda, Syd Barrett e Roger Waters, quando eles estavam procurando um nome para sua nova banda em 1965.
A primeira apresentação ao vivo de Pink Floyd foi em uma festa de aniversário. A banda se apresentou em uma festa de aniversário em 1965, tocando músicas de blues e rock. Eles eram conhecidos por suas apresentações ao vivo experimentais, que incluíam projeções de luzes, efeitos sonoros e performances teatrais.
O álbum “The Dark Side of the Moon” é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos. Lançado em 1973, “The Dark Side of the Moon” é considerado um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos. De acordo com a RIAA, ele vendeu mais de 45 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos.
A capa do álbum “Wish You Were Here” é uma homenagem a Syd Barrett. A capa do álbum “Wish You Were Here” de 1975 é uma homenagem a Syd Barrett, o fundador da banda que deixou o grupo em 1968 devido a problemas de saúde mental. A capa mostra duas mãos segurando uma cabeça de palha, representando a ausência de Barrett e sua influência na música da banda.
Pink Floyd foi uma das primeiras bandas a usar efeitos de luzes em suas apresentações ao vivo. A banda foi uma das primeiras a usar efeitos de luzes em suas apresentações ao vivo, incluindo projeções de luzes coloridas, lasers e efeitos pirotécnicos. Eles também eram conhecidos por suas performances teatrais, que incluíam cenas elaboradas e atores.
Pingback: O que o Pink Floyd quer dizer? - Veja o Significado de Pink Floyd
Pingback: Porque do nome da Banda Pink Floyd? - Pink Floyd
NAO GOSTEI, NÃO ACHEI INTERESSANTE, ESPERAVA MAIS, VAMOS FALAR UM POUCO MAIS DA HISTORIA DO FERRUGEM PAGODE!